ANTIGO TESTAMENTO

NEEMIAS   

Este livro leva-nos uma lição quando ao sacrifício, à oração e à tenacidade. Neemias, o personagem principal, renunciou a um cargo de responsabilidade e bem remunerado perante o rei da Pérsia, no ano de 445 a.C., a fim de construir os muros de Jerusalém e congregar os judeus como nação (1:1 - 3:32). Seus trabalhos provocaram a intensa oposição de homens poderosos, mas Neemias se sobrepôs às ameaças, adotando sábias medidas defensivas (4:1-23). Solucionou a falta de unidade interna enfrentando o problema mediante exemplo pessoal digno (5:1-19), e resolveu as acusações falsas mediante discernimento e coragem (6:1-14).

Terminada a reconstrução dos muros, tomou medidas para que a cidade estivesse plenamente habitada (6:15 - 7:73), mas, acima de tudo, tomou providências para que Esdras lesse a lei a fim de que o povo pudesse reger sua vida por ela (8:1-18). Ele e o povo confessaram os pecados nacionais, buscaram o perdão divino, e renovaram a aliança com Deus (9:1 - 10:39). Foi trazida gente da cidade, fizeram-se preparativos para os cultos de adoração, e os muros foram consagrados (11:1 - 12:47). Mas com o decorrer dos anos, o fervor do povo começou a declinar, e Neemias viu-se forçado a introduzir novas reformas, mesmo em face da oposição. (13:1-31).

O livro mostra a necessidade da oração e de uma atitude firme na obra de Deus. As orações de Neemias constituem um excelente estudo.

 

Autor:

Acredita-se, em geral, que Esdras e Neemias constituíam originalmente um só livro. O compilador emprega aqui as memórias pessoais de Neemias, bem como outros materiais.

 

_

J. Stafford Wright

Licenciado em Teologia

 

 

 

 

Cap.01 - Neemias ora a Deus. As palavras de Neemias...

Cap.04 - Os inimigos tetam retardar a edificação.

Cap.07 - Neemias estabelece guardas...

Cap.10 - Os nomes dos que selaram a aliança.

Cap.13 - Neemias remove diversos abusos.

Cap.02 - Artaxerxes permite a Neemias ir a Jerusalé.

Cap.05 - Os pobres murmuram contra os ricos.

Cap.08 - Esdras lê as leis diante do povo.

Cap.11 - Relação dos que habitaram em Jerusalém.

Cap.03 - Dos que trabalharam nas edificações dos muros.

Cap.06 - Os inimigos conspiram contra e intimidam Neemias.

Cap. 09 - Arrependimento e confissão do pecado.

Cap.12 - Os sacerdotes que vieram com Zorobabel.



60 - O Poder da Palavras .                                        ...